António Manuel Pinhal Unip Lda

 Nasce na cidade de Matosinhos com o know-how necessário e uma vasta experiência ligada à indústria conserveira e distribuição de produtos alimentares de altíssima qualidade

Origens

Em 1882, nasce António Rodrigues Pinto Pinhal em Espinho, cidade das tradições piscatórias, sendo que anos mais tarde decide deslocar-se para Matosinhos com a sua família.

Em, 1920 foi um dos fundadores de uma fabrica de salga de peixe “Salazones”.

Em, Junho de 1932, António Pinhal entra na Sociedade de Pesca União do Sr. De Matosinhos Lda, sendo o principal barco a vapor o S.Luiz I.

Em, 1941, António Pinhal e seu irmão, criam a empresa Pinhal & Irmão, negociantes de pescado.

Seu filho nasce no ano de 1916, António Rodrigues Pinto Pinhal Júnior, mantendo o mesmo ramo de negócio e com uma longa duração de trabalho de mais de 70 anos.

Em, 1949, António Pinhal Júnior é um dos fundadores da Sociedade de Pesca Salmão Lda.

António Pinhal Júnior, também pertenceu a Sociedade de Pesca Savél Lda, Sociedade de Pesca Iberia Lda, para além destas actividades, também pertenceu a outros tipos de sociedades.

Em, 1997 recebeu o galardão de mérito profissional, entregue pela Junta de Freguesia de Matosinhos.

Em 2007, no seu 91 Aniversário foi homenageado pelo seu neto, António Manuel de Aguiar Pinhal, com a criação de um livro sobre a sua vida, nesse mesmo dia juntaram-se as homenagens a António Pinhal Júnior, da Camara Municipal de Matosinhos com a Medalha de Honra e o título de cidadão honorário e a homenagem da junta de freguesia de Matosinhos, com o barco da cidade.

Em 2010, recebeu o título de cidadão do ano dos Lions Clube de Matosinhos.

Em 1954, nasce António Manuel Freitas Pinhal, Economista, Começou o seu trabalho na lota de Matosinhos durante 10 anos, no período da manha e durante as suas tardes ajudava o seu pai na empresa.

Em 1989, nasce António Manuel de Aguiar Pinhal, Sócio Fundador da AMPINHAL.

António Manuel Pinhal, começou no ramo das conservas, igualmente como seu pai, na lota de Matosinhos a proceder as compras de Peixe no período da manha, há tarde ajudava seu pai e o seu avô na fábrica.

Ao longo da sua actividade profissional, adquiriu conhecimento e experiência na produção e comercialização de conservas.

Em 2007, assume funções na empresa e cria um livro em Homenagem ao Seu avô, “António Pinhal do Presente faz-se Futuro”. 

Em 2010, foi homenageado pela junta de freguesia de Matosinhos, com o galardão de mérito profissional.

Em finais de 2019, decide iniciar uma nova actividade por conta própria.